Como mais um exemplo dessa evolução na medicina, desta vez somos apresentados a um dispositivo batizado de Soundbite, criação da empresa Sonitus Medical, que aborda o problema da perda auditiva. De uma forma muito resumida, o dispositivo melhora a audição das pessoas com perda auditiva unilateral transmitindo o som para o ouvido interno através dos dentes.
Pode parecer um pouco estranho, mas o Soundbite é baseado no mesmo princípio que outros aparelhos auditivos: condução óssea. Neste caso, a invenção é realmente composta de dois dispositivos, por um lado, temos um pequeno dispositivo que se encaixa atrás da orelha e por outro, um segundo aparelho que o paciente tem que colocar na parte superior da boca encaixando no molares da esquerda ou direita, a depender de qual ouvido esteja deficiente.
O primeiro dispositivo localizado no ouvido, é responsável pela captação do som, em seguida realiza a transmissão sem fio para o segundo que, finalmente, é o responsável por converter o som em vibrações que são enviadas para o ouvido interno através dos dentes e dos ossos da mandíbula.
Como citado mais acima, o Soundbite é baseado no princípio da condução óssea de som, algo conhecido e usado há muito tempo, mas neste caso encontramos uma diferença significativa em comparação com outras soluções similares. Até agora a maioria dos dispositivos auxiliares da audição que utilizam a condução óssea, realizam a transmissão através de um parafuso de titânio incorporado na mandíbula, ou seja, o paciente tem que se submeter a uma cirurgia, algo que o Soundbite evita, já que o aparelho colocado na boca é removível.
Atualmente a Sonitus Medical está testando o sistema em vários pacientes com surdez parcial e espera obter as licenças necessárias para comercializar seu produto para o público em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário